Na MOBILI março é verde!

Na MOBILI março é verde!

Cerca de 46 milhões de brasileiros tem sua mobilidade reduzida, seja pela dificuldade de enxergar, ouvir, caminhar ou por alguma questão intelectual. Esse é um número muito grande e indica que uma série de ações devem ser feitas em prol da qualidade de vida dessas pessoas. A MOBILI se sensibiliza com essa questão, sobretudo com o transitar das pessoas, não importando o seu meio de locomoção e por meio das ações do Instituto MOBILI tenta melhorar as condições de vida desse grupo. 

Uma das expressões mais diretas da mobilidade reduzida é quando uma pessoa necessita de uma cadeira de rodas para se mover. Isso pode acontecer em decorrência de um acidente, de uma má formação, de uma doença e ser uma situação temporária ou crônica. Existem algumas doenças consideradas raras que também podem causar a redução da mobilidade, uma delas por exemplo é a Neuromielite Óptica, “NMO”. 

A NMO, é uma doença que ataca principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, fazendo com que seus portadores tenham sua mobilidade reduzida devido a perda da visão ou a necessidade de usar uma cadeira de rodas para locomoção. Essa é uma doença rara, por isso pouco conhecida, por leigos e também pela comunidade médica, o que faz com que ela seja diagnosticada tardiamente e algumas vezes da maneira errada.

A doença provoca ataques recorrentes e progressivos. Não se sabe a causa exata por isso não há formas de prevenção, mas o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem diminuir o avanço e agravamento da NMO. Devido a gravidade e a desinformação a respeito da NMO surgiu uma campanha, apoiada pelos Senadores Nelson Trad do Mato Grosso do Sul e Romário Faria do Rio de Janeiro, o primeiro médico e o segundo pai de uma portadora de NMO, realizada no mês de março em todo o Brasil,  para que a doença ganhe visibilidade e assim seja diagnosticada rapidamente, o que aumenta a possibilidade de cura.

O dia 27 de março foi instituído como o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica. Essa data será enfatizada pela primeira vez na MOBILI, entidade que se comprometeu com os portadores dessa doença. Neste dia seria realizado um encontro presencial em várias cidades do país, mas que devido a condição de isolamento social, devido a pandemia de Corona Vírus, esse encontro foi substituído por uma sequência de lives, ao longo do dia 27.

O conteúdo das lives estará disponível permanentemente no Youtube. A agenda de lives trará profissionais da fisioterapia, nutrição, neurologistas e psiquiatras falando especificamente sobre NMO.

A mobilidade urbana de qualidade e segura é uma das coisas que nos move por isso estamos oferecendo aos nossos associados e associadas a oportunidade indicar gratuitamente a proteção de uma cadeira de rodas. Essa proteção pode ser para qualquer um, indique quem precisa, e acredite, você irá melhorar a vida dessa pessoa.

Agora que você já conhece algumas das dificuldades causadas pela NMO e sabe que pode ajudar uma pessoa com redução de mobilidade, indique gratuitamente, sem nenhum custo para o (a) associado (a) nem o (a) indicado (a).

Para saber mais sobre porque março é inteiramente verde na MOBILI leia aqui.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat