11 dicas de como dirigir melhor na chuva

11 dicas de como dirigir melhor na chuva

O ano de 2020 começou com muita chuva, principalmente na região sudeste. O que afetou a mobilidade urbana de várias pessoas. Pensando nisso e pensando que as chuvas aumentam as chances de acidentes de trânsito em aproximadamente 20% preparamos algumas dicas para garantir a segurança de nossos associados enquanto dirigem na chuva.

Dica 1: 
Quando a pista está molhada a estabilidade do carro diminui e com isso as chances de que haja aquaplanagem aumentam, por isso é importante manter a velocidade do carro em no máximo 80 km/hora. 

Dica 2:
Mantenha distância entre os carros da frente e de trás, com a chuva a visibilidade diminui e as chances de engavetamento são maiores. 

Dica 3:
Usar o farol baixo é importante para aumentar a visibilidade do seu carro.

Dica 4: 
Evite fazer ultrapassagens quando estiver chovendo.

Dica 5: 
A combinação de freios ABS, que  impedem que as rodas do carro travem completamente e  de freios EBD, que distribuem pressão igualmente em cada roda auxiliam a frenagem do carro, principalmente quando a pista está molhada.

Dica 6:
Caso a visibilidade esteja comprometida e a iluminação não seja boa, use os tachões refletivos que separam as faixas. 

Dica 7:
A junção de para brisas, ar condicionado e desembaçadores fazem os vidros do carro não ficarem embaçados e aumenta a visibilidade da pista pelo (a) motorista.   

Dica 8:
Não dirija em vias alagadas a menos que você saiba a profundidade do trajeto. MAs se a água atingir metade da altura da roda a melhor opção é dar meia volta e não passar por esse caminho. 

Dica 9:
Dirija sempre com as duas mãos no volante, isso pode aumentar a estabilidade do carro.

Dica 10:
Acompanhe a situação de seu trajeto em aplicativos de trânsito como o Waze, onde é possível ver a situação do tráfego em tempo real. 

Dica 11 (bônus):
O Google Maps também oferece informações importantes sobre o trânsito em qualquer lugar, por isso vamos te mostrar esse material de como usar da maneira mais otimizada essa ferramenta.

Além dessas, existem também algumas condutas ao dirigir que são fundamentais para a segurança no trânsito, em casos de chuva ou não. Como: uso correto dos retrovisores e do cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, evitar freadas e manobras bruscas e dirigir com cautela.

Agora que você tem essas dicas já pode dirigir tranquilamente na chuva, sem risco e sem estresse.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat